Brasil e China Assinam Acordo para Corredor Ferroviário
O Brasil e a China firmaram um importante acordo para o desenvolvimento de um corredor ferroviário que unirá os oceanos Atlântico e Pacífico. Este projeto ambicioso visa integrar diversas ferrovias brasileiras com um novo porto no Peru, promovendo a eficiência no transporte de cargas e a conectividade regional. A seguir, apresentamos os principais aspectos dessa colaboração que promete transformar a infraestrutura de transporte da América do Sul.
Acordo entre Brasil e China
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O memorando foi assinado no dia 7 de outubro no Ministério dos Transportes, em Brasília.
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Os estudos conjuntos serão realizados pela Infra S.A. e pelo China Railway Economic and Planning Research Institute.
P U B L I C I D A D E - O foco do projeto é integrar as ferrovias de Integração Oeste-Leste (Fiol), Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia Norte-Sul (FNS).
Detalhes do Corredor Ferroviário
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A Fiol conecta Ilhéus, na Bahia, a Mara Rosa, em Goiás.
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A Fico parte de Mara Rosa e se estende até Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso.
- A cidade de Lucas do Rio Verde será um entroncamento estratégico para as ferrovias.
Ferrovia Bioceânica
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A Ferrovia Bioceânica terá início em Lucas do Rio Verde, passando pela fronteira com a Bolívia, Rondônia e sul do Acre.
P U B L I C I D A D E - O trajeto culminará no recém-inaugurado porto de Chancay, no Peru, distante 70 km de Lima.
Rotas de Integração Sul-Americana
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A Ferrovia Bioceânica fará parte do projeto Rotas de Integração Sul-Americana, lançado em 2023.
- O projeto prioriza obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para conectar diferentes modais de transporte.
Estudo da Malha Ferroviária
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A estatal chinesa realizará estudos aprofundados sobre a malha ferroviária brasileira.
- Os estudos serão baseados na unificação de rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos.
Integração com Estradas Federais
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O território da futura Ferrovia Bioceânica já conta com rodovias federais brasileiras e peruanas interligadas.
- As estradas BR-364 e BR-317 no Brasil e a Irsa Sur, no Peru, formarão um sistema de transporte integrado.
Colaboração com o Peru
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O projeto foi amplamente debatido com autoridades do governo e do Congresso do Peru.
P U B L I C I D A D E - A parceria entre os países reforça a cooperação em infraestrutura e crescimento econômico.
Eixos Estratégicos do Acordo
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O projeto Rotas de Integração é um dos quatro eixos estratégicos estabelecidos entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping.
- Outros eixos incluem o Novo PAC, a Nova Indústria Brasil e o Plano de Transformação Ecológica.
Visitas e Diálogos
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Em abril, uma comitiva da China Railway Economic and Planning Research Institute visitou o Brasil.
- Durante a visita do presidente Lula a Pequim, o projeto Rotas foi reiterado em declarações oficiais.
Compromissos do Brics
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O acordo foi assinado próximo ao término da Reunião de Líderes do Brics no Rio de Janeiro.
P U B L I C I D A D E - A declaração conjunta enfatizou a importância de expandir a infraestrutura de transporte entre países em desenvolvimento.
Resumo
Em uma colaboração estratégica, Brasil e China assinaram um acordo para desenvolver um corredor ferroviário que conectará os oceanos Atlântico e Pacífico, integrando várias ferrovias brasileiras ao porto de Chancay no Peru. Este projeto, que inclui a Ferrovia Bioceânica, é parte das Rotas de Integração Sul-Americana e visa fortalecer a infraestrutura regional, otimizando o transporte de cargas.
A iniciativa, que será conduzida por estudos aprofundados realizados por ambos os países, reflete um compromisso com a integração e sustentabilidade, prometendo impulsionar o desenvolvimento econômico e a conectividade entre as nações sul-americanas.