Prazo para Isenção da Taxa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)
Os interessados em participar da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) têm até esta terça-feira (8) para solicitar a isenção da taxa de inscrição. Este concurso é uma oportunidade para muitos que buscam uma vaga no serviço público, e a isenção da taxa pode facilitar a participação de grupos que se enquadram em determinadas condições. A seguir, serão apresentados os critérios e procedimentos necessários para a solicitação da isenção.
Critérios para Isenção
A isenção da taxa de inscrição é destinada a pessoas que atendam a um dos seguintes critérios:
-
Inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
-
Comprovação como doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
-
Ter sido ou ser bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação (MEC).
- Ter ou ter tido o curso superior financiado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do MEC.
Requerimento de Isenção
Os pedidos de isenção devem ser realizados online durante o processo de inscrição, exclusivamente pelo sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV). Para isso, é necessário ter um login único na conta do portal do governo federal, o Gov.br.
Os documentos que comprovam a situação devem ser anexados no mesmo sistema. Apenas arquivos nos formatos JPG, JPEG, PNG e PDF, com tamanho máximo de 5MB, serão aceitos.
Documentação Necessária
Os candidatos inscritos no CadÚnico não precisam informar o Número de Identificação Social (NIS) para comprovar a hipossuficiência econômica. Aqueles que são ou foram bolsistas do Prouni ou utilizaram o Fies devem indicar a modalidade correspondente no sistema.
Para doadores de medula óssea, é necessário anexar um documento de identidade com foto e comprovante da doação.
Análise e Resultados dos Pedidos
A Fundação Getulio Vargas analisará todos os pedidos de isenção. A FGV irá contatar os órgãos responsáveis (CadÚnico, Prouni, Fies e Redome) para verificar as informações fornecidas.
Os resultados preliminares serão divulgados na quinta-feira (10). Os candidatos com pedidos indeferidos poderão recorrer entre os dias 11 e 14 de julho.
Taxa de Inscrição
Caso o pedido de isenção seja negado, o candidato deverá pagar a taxa de R$ 70, correspondente aos cargos de nível superior e médio, até 21 de julho. O não pagamento resultará no cancelamento da inscrição.
Vagas e Estrutura do Concurso
O CNU 2025 oferece 3.652 vagas para 32 órgãos, com provas aplicadas em dois dias. A primeira fase consistirá em questões objetivas, e a segunda em dissertativas, apenas para os aprovados na primeira etapa.
Os cargos estarão organizados em nove blocos temáticos, permitindo que os candidatos se inscrevam em diferentes cargos dentro do mesmo bloco.
Locais de Prova
As provas do CNU 2 serão realizadas em 228 cidades, abrangendo todas as 27 unidades da federação. A lista completa de locais pode ser consultada no edital.
Validade do Concurso
A validade do concurso será de 12 meses a partir da data de publicação da homologação do resultado final. Existe a possibilidade de prorrogação por mais 12 meses.
Resumo
O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do CPNU se encerra nesta terça-feira. Apenas candidatos que atendem a critérios específicos, como estar inscrito no CadÚnico ou ser doador de medula óssea, podem solicitar a gratuidade. A análise dos pedidos será feita pela FGV, e os resultados preliminares serão divulgados no dia 10.
Caso a isenção seja negada, os candidatos terão até 21 de julho para pagar a taxa de R$ 70. O concurso oferece 3.652 vagas e será realizado em várias cidades do Brasil, com validade de 12 meses.