Direitos-Humanos

Redução nas Denúncias de Estupro em São Paulo: Análise dos Números de Julho

P U B L I C I D A D E

Diminuição nas Denúncias de Estupro em São Paulo em Julho

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) divulgou recentemente um relatório que aponta uma diminuição nas denúncias de estupro no estado durante o mês de julho. Este fenômeno ocorre em um contexto de aumento geral de estupros no acumulado anual, acompanhado de um crescimento no número de feminicídios.

Queda de Denúncias em Julho

Segundo o balanço, houve uma queda de 3,1% nas denúncias de estupro em todo o estado em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em números absolutos, foram registradas 1.131 ocorrências de estupro durante o mês.

Baixa nas Regiões Metropolitanas

A região metropolitana de São Paulo destacou-se com uma redução significativa de 8,3% nas denúncias, passando de 240 casos no ano anterior para 220 ocorrências em julho deste ano.

P U B L I C I D A D E

Situação na Capital

Na capital paulista, a queda foi de 5,2%, com um registro de 218 casos neste último julho.

Aumento no Acumulado do Ano

Apesar da queda mensal, o acumulado do ano mostra um aumento de 1,3% nas denúncias, com um total de 8.385 casos reportados às 142 delegacias especializadas em defesa da mulher.

Crescimento nos Feminicídios

Houve também um aumento no número de feminicídios, que subiu de 133 casos para 151 no comparativo entre os primeiros sete meses do ano passado e deste ano.

P U B L I C I D A D E

Importância da Tipificação Correta

A Secretaria aponta que o aumento nos números de feminicídios está associado a uma melhor classificação e tipificação dos casos.

Encorajamento às Denúncias

A delegada Adriana Liporoni, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher, enfatiza a importância de fortalecer a rede de proteção para incentivar as vítimas a denunciarem os agressores.

Impacto da Subnotificação

A falta de registros dificulta a capacidade dos órgãos de segurança de medir e combater adequadamente este tipo de violência, perpetuando a subnotificação.

Outras Estatísticas Criminais de Julho

Além das questões de violência de gênero, o estado de São Paulo viu uma redução nos latrocínios e pequenas variações nos números de roubos e furtos, enquanto os homicídios dolosos apresentaram leve aumento.

P U B L I C I D A D E

Resumo

Em julho, São Paulo registrou uma queda nas denúncias de estupro, contrastando com o aumento desses crimes no acumulado do ano. O número de feminicídios também cresceu, o que pode refletir uma melhor identificação dessas ocorrências. A redução dos registros mensais não diminui a preocupação com a subnotificação, que ainda é um grande desafio para as autoridades. Encorajar as denúncias e melhorar a rede de proteção às mulheres são passos essenciais para combater efetivamente a violência de gênero no estado.

Para mais informações Acessar

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
Botão Voltar ao topo